Ensino Fundamental I
O saber ganha vida
O Ensino Fundamental contempla as fases do CRESCER e AMADURECER
Na fase do crescer as atividades desenvolvidas promovem experiências de contato com a realidade e levam os alunos à aprendizagem.
Na fase do amadurecer os alunos são estimulados, sob mediação dos professores, a se engajar na busca da autonomia, da responsabilidade e das relações sociais.
No conhecimento formal os alunos aprofundam todo o repertório adquirido nas disciplinas estudadas.
A meta da educação no ensino fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social.
Princípios incentivados pela escola no ensino fundamental I
- Incentivo a leitura e formação de leitores por meio de adoção de livros paradidáticos a cada bimestre.
- Preparação gradual nas aulas de Inglês despertando o gosto e o interesse pelo idioma, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna.
- Estímulo para as artes visuais num ambiente propício ao desenvolvimento da criação e, também, apoio aos alunos, explorando o gosto e a sensibilidade musical.
- Prática de atividades esportivas, gincanas e olimpíadas.
- Incentivo cultural.
Ensino Fundamental II
A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.
O Colégio Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.